5 Hábitos da vida moderna que estão esvaziando sua poupança

Você sofre quando não vai a uma festa incrível? Está sempre caçando o lugar mais legal da cidade para passear e faz questão de ser o primeiro a dar “check-in” no local? Bem-vindo à vida moderna! Temos pânico de estar por fora de alguma coisa e queremos sempre ter experiências incríveis para contar para os amigos ou publicar nas redes sociais.
Apesar de parecer um baita incentivo para viver cada dia como se fosse o último, estes costumes custam bem caro para nossos preciosos cofrinhos: o gasto imediatista é justamente o que está te privando de investir no que realmente importa.
Toda nossa geração já ouviu economistas explicando como poupar dinheiro, mas ainda assim cai em situações nada inteligentes para o bolso…

5 HÁBITOS DA VIDA MODERNA QUE ESTÃO ESVAZIANDO SUA POUPANÇA
1. A SAIDINHA CASUAL
Seus amigos querem sair toda semana: jantar fora, aquela balada incrível, o aniversário de fulano num lugar super “exclusivo”. Mesmo sem dinheiro, você acompanha sem pensar duas vezes e diz que merece aquela bebidinha, ou que fulano não vai te perdoar se você não for… Dica: somos insubstituíveis em pouquíssimos lugares, então guarde esta desculpa para quando realmente for verdade.
Durante uma noitada, é bem fácil esquecer do sonho do apartamento próprio e torrar muito mais que o necessário num jantar regado a taças de drinks que custam no mínimo R$20. Só não se esqueça que a ressaca sempre vem, principalmente a moral. Estipule metas e cumpra! Quando você assumir que tem um problema financeiro, provavelmente mais alguém da turma vai “sair do armário” e vai topar dividir o Netflix no sabadão com você.
2. A VIAGEM ECONÔMICA COM A TURMA
Você planeja uma viagem econômica com os amigos, mas, chegando lá, o mochilão ganha ares de tour de compras: alguém sempre arrasa nas sacolas ou prefere tomar um táxi para evitar o metrô naquele horário, já que perderam tanto tempo, adivinha aonde? Nas lojas.
Além de passar vontade de giletar o cartão (quem nunca?!), a preguiça é sedutora e os planos de gastar pouco podem ir IOF abaixo. Que tal planejar um dia de compras pra todo mundo e outro de turismo local em horários mais tranquilos? Também não custa nada relembrar qual era o plano original da viagem.
3. O SHOW DA VIDA
Aquele festival incrível surgiu e você precisa comprar o ingresso correndo antes que vire o lote e fique ainda mais caro. Na pressa de fazer uma “economiazinha”, muita gente se esquece que já está com a fatura do cartão cheia de letrinhas e que a poupança já foi remexida umas três vezes só esse mês.
Que tal pensar no futuro? Sim, é chato, é péssimo, é quase melancólico saber que aquela banda incrível vai vir para sua cidade e que todos os seus amigos vão. Eu entendo, já tô chorando também. Mas pense pelo lado positivo: nada de lavar tênis com lama, tudo de ver o seu show favorito (muitas vezes transmitido) no conforto do lar, com pipoca em mãos. Às vezes pode até não ser tão ruim…
4. AS COMPRAS QUE SÃO “INVESTIMENTOS”
Toda vez que você entra numa livraria boa, não se controla e sai com pelo menos um, ou dois, ou vários títulos na mão, feliz da vida por serem investimentos intelectuais. Sim, livros são investimentos, mesmo! Conhecer novas histórias te ajuda a conhecer a sua própria, auto-ajuda às vezes realmente ajuda e muitas biografias são pratos cheios de informação. Mas se você sempre sai carregada de chic lits e ao chegar em casa, todos se acumulam numa pilha de não lidos, hora de pensar duas vezes, não?
O mesmo vale para outros produtos: aquela jaqueta de couro básica em promoção, o pretinho essencial e eterno, o utensílio de cozinha super útil que o Jamie Oliver usa sempre… Se você sobreviveu até o dia de hoje se mantendo informado, vestido e alimentado, sabe que pode continuar sem esse produto. Obviamente, não quero dizer que nenhum luxo é válido; longe de mim! Mas quando a situação não tá para peixe e o cartão não tá pra crédito, é preciso ir devagar, concorda? Os seus limites são só seus e diferentes dos limites do outro, portanto tenha noção disso. Vale usar sempre aquela imagem mental do apartamento/casamento/viagem dos sonhos para se controlar.
5. O EVENTO DO ANO
Surge aquela festa bombástica em que você vai ver e ser vista. Poderá fazer contatos. Poderá, quem sabe, até conhecer o amor de sua vida. Uau! Sem pestanejar, você topa pagar absurdos três ou quatro dígitos num vestido para um evento com gente que ainda nem conhece, à bem da verdade. Veja: pode ser que não tenha um solteiro interessante e pode ser que você caia numa mesa cheia de gente com quem não tem praticamente nada em comum. Logo, para que correr o risco?
Antes de parcelar mais um vestido, que tal considerar mandar um whatsapp para as amigas? Nunca se sabe: às vezes alguém tem algo bacana encostado para emprestar! Se o evento não envolver ninguém da sua turma, não pense duas vezes: o empréstimo pode valer bastante a pena.
No fundo, no fundo, tudo é uma questão de planejamento. Agora se você se encontrou em uma – ou mais – situações citadas e fica desesperado e ansioso só de pensar em precisar se conter, talvez seja o caso de procurar ajuda profissional. Sim, isso também pode custar caro, mas vai te ajudar no futuro, algo que você realmente não está fazendo até agora…

SOBRE A AUTORA: Fernanda Pineda Vicente, também conhecida como @loverox, vive em São Paulo e é dona do blog Fake-Doll

Um comentário:

  1. Oi! Eu adorei seu texto é um balde de água fria, porque a gente sempre acha que gastando "um pouquinho" não vai atrapalhar tantas metas mais importantes lá na frente. Parabéns!

    Te indiquei aqui no meu blog:
    http://mdiariosecreto.blogspot.com.br/2014/08/links-legais-de-agosto.html#more

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.