Pra saber quem é quem e ouvir vozes caladas
No semestre passado precisei criar um projeto com mais três amigas na faculdade. Nós, estudantes de jornalismo, tivemos que pensar numa plataforma online que tivesse uma conta no Facebook, Youtube e, se possível, até um Instagram. A princípio a gente pensou em coisas bobas só pra terminar logo esse trabalho, até que uma das minhas amigas pensou num “ctrl c + ctrl v” que seria bacana a gente fazer. Uma outra faculdade já tinha o projeto de divulgar nas redes sociais o nome, idade, sonhos e dia a dia de funcionários terceirizados, que normalmente, nós alunos não damos a mínima. E não damos mesmo, né? Digo isso sem neurose, sem caô. Apesar do bom dia quase que obrigatório que damos pro porteiro e pro motorista de ônibus, nunca chegamos a perguntar como vai a vida deles e o que eles tem pra contar, na maioria das vezes.
Resolvermos pegar a ideia (que é ótima!) e usá-la no projeto da aula em questão e conversar um pouquinho com os funcionários da nossa faculdade. O resultado foi maravilhoso... Eu, que cheguei a estagiar na instituição no início do meu curso, nunca tinha batido papo nem parado pra conversar tanto tempo com nenhum deles. Perguntamos do tempo que trabalha na faculdade, se gosta do que faz, se se sente invisível e se se sente valorizado ali. O resultado foi o vídeo que postamos no site e na página do projeto, que chamamos de “Facha Invisível”.
Outra coisa bem legal que descobri no meio das edições e das entrevistas, é que a cidade de São Paulo tem um projeto parecido (clique aqui), onde conversa com crianças, jovens e adultos que moram nas ruas da cidade.
Caso os projetos tenham te inspirado também, fique à vontade pra um “ctrl c + ctrl v” ou, simplesmente pare cinco minutinhos do seu dia pra conversar com essas pessoas. Vale realmente a pena ouvir vozes nunca ouvidas antes! Ah, nosso projeto foi muito elogiado, passamos com notão, viu?
SOBRE A AUTORA: Leyda Torquato tem 22 anos, está se formando em jornalismo e escreve sobre moda e estilo no site Purepeople. Moda consciente. Muitos filmes, muitos felinos. Magra de ruim. Acompanhe ela no instagram também @torquatoissue.
Nenhum comentário: