Resenha: A Esperança – O Final


A Esperança – O Final, está pegando fogo! O último filme da franquia Jogos Vorazes estreou nas telas de cinema dia 19 de novembro de 2015 e não desaponta os fãs da trilogia de livros de Suzanne Collins no quesito adaptação. 

O filme começa com o desfecho deixado na última cena de A Esperança – Parte 1, no qual, Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) se recupera após quase ser morta por Peeta (Josh Hutcherson) que sofreu uma espécie de lavagem cerebral enquanto esteve sob custódia da Capital e acha que Katniss é um bestante – uma criatura geneticamente modificada criada na Capital. 

Abalada com que o Presidente Snow (Donald Sutherland) fez com Peeta, Katniss continua com o papel de Tordo da Revolução, porém mais determinada a se vingar pelo que aconteceu ao Distrito 12 e aos outros Vitoriosos. Mas para chegar à Capital os rebeldes precisam primeiro tomar o Distrito 2 que é rico em armamentos. Para evitar mais derramamento de sangue é preciso que alguém os convença a se renderem e a apoiarem a Revolução, é nessa cena que Katniss solta mais uma de suas frases de efeito: ""Hoje à noite apontem suas armas para a Capital. Hoje à noite apontem suas armas para o Presidente Snow".

O filme está recheado de cenas de ação bem elaboradas e efeitos especiais fantásticos, mas apesar da guerra, cenários sensíveis e emocionantes também estão presentes. Como é o caso do, muito esperado, casamento entre Finnick Odair (Sam Claflin) e Anne Cresta (Stef Dawson), os Vitoriosos do Distrito 4. 

Com Peeta mentalmente instável nossa heroína tenta se apoiar na amizade de Gale (Liam Hemsworth), mas logo ela percebe que a guerra revela um lado mais sombrio do personagem. Sem ter a quem se agarrar Katniss decide seguir para Capital para tentar acabar com todo sofrimento imposto pelo Presidente Snow, a quem ela culpa. Para isso ela conta com o "Esquadrão 451", uma equipe de aliados que incluem entre outros Gale, Peeta – enviado pela Presidenta Coin (Julianne Moore), os cinegrafistas Cressida (Natalie Dormer), Castor (Wes Chatham), Polux (Elden Henson) e o também Vitorioso Finnick. 

Mas a invasão à Capital não será fácil, pois a cada esquina uma armadilha os aguarda, no qual, os Idealizadores dos Jogos Vorazes, possuem controle total e dá a impressão de que eles voltaram à arena. O que é ironizado por Finnick, antes de adentrarem em sua jornada: "Senhoras e senhores, sejam bem-vindos ao 76º Jogos Vorazes".

Não esperem encontrar um final "felizes para sempre", é uma guerra. Mortes acontecerão. Estejam preparados para encontrar um cenário sombrio e frio. E a cena final nos remete a um desfecho que se é esperado de pessoas que enfrentaram o sofrimento imposto pela Revolução. E assim como Effie Trinket (Elizabeth Bangs) esperamos que Katniss "encontre uma maneira de levar a vida de uma vitoriosa". No filme "Em chamas" o personagem Haymitch (Woody Harrelson) traduz a sensação que temos no final da película: "Ninguém vence os Jogos, há sobreviventes".

Laura Glapinski Zacca

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.