Resenha: Trilogia Fronteiras do Universo


Passei quase uma semana inteira lendo essa maravilhosa trilogia feita pelo escritor britânico Philip Pullman: Fronteiras do Universo, da Editora Objetiva. Vou te situar melhor, sabe aquele filme que foi lançado em 2007 com a maravilhosa da Nicole Kidman como a sra. Coulter, que contava a história de Lyra e seu daemon na busca quase que impossível por seu amigo Roger e que termina com um final de queremos um próximo filme mas não teve? Anos depois descubro que o filme se originou a partir do livro e que é bem melhor do que o que foi produzido.

Se você ainda não viu o filme, clique aqui pra ver o trailer e se você ficou interessado em saber o que vai acontecer na trilogia - vou tentar não contar muitos spoilers. O primeiro livro é A Bússola de Ouro onde as primeiras páginas são situadas em Oxford, mas especificamente na Faculdade Jordan onde Lyra Belacqua - a personagem principal - mora e foi criada por seu tio Lorde Asriel e outros. Depois de salvar o seu tio de uma tentativa de envenenamento, ela fica sabendo sobre o pó - um tema que será abordado muito no decorrer da história e que é temido pelos adultos. Logo mais Lyra é introduzida a sra. Couter e acaba indo morar com ela, sendo seduzida pela admiração que tinha pela mesma. Mas antes de ir, o reitor acaba lhe entregando uma bússola de ouro também conhecida como aletiômetro, onde jura guardar segredo da sua nova guardiã. Ah quase ia me esquecendo, pouco antes disso acontecer, seu melhor amigo Roger some e ela teme que ele tenha sido levado pelos Papões - pessoas que estão sequestrando crianças.

Depois de perceber que a sua guardiã está envolvida com os Papões e que isso tem a ver com o pó, ela foge para o norte para resgatar o amigo dela. Nessa expedição, ela conhece: Iorek Byrnison, Lee Scoreby e  Serafina Pekkala - personagens de importante grau no enredo.

No segundo livro, A Faca Sutil, após descobrir sobre quem era realmente os seus pais e os planos que eles tinham, ela acaba passando de um mundo para outro e descobre a existência de espectros que sugam a alma de adultos. Com isso, ela descobre Will Parry, uma criança que escapou de outra Oxford e que acaba se tornando grande amigo de Lyra - apesar de ser um assassino segundo a bússola. Ao ir para o mundo de Will, ela descobre Mary Malone - uma cientista que descobriu sobre o pó mas que não é dada devida importância e também ela acaba se esbarrando em Sir Charles que sabe da existência dos mundos e rouba o aletiômetro afim de trocar ela pela faca sutil.

O terceiro livro: A Luneta Âmbar, é inciado pelo mistério que marcara o final do livro passado: quem capturou Lyra? E também com Will procurando a mesma. Após resgatar ela, Lyra começa a viver o que já foi profetizado desde o primeiro livro, que ela era a nova Eva e precisa travar a batalha entre o Bem e o Mal, com o destino de todos em suas mãos.

Ufa! Acho que consegui falar sem dar tanto spoilers. Os livros realmente são de arrepiar e merecem toda a sua atenção.

Um comentário:

Tecnologia do Blogger.