Um coletor em minha vida

Pinterest / artista desconhecido

Há cerca de um ano atrás eu abdiquei do absorvente. Mas como, Leyda? E seu período menstrual? Pois é. Substituí o velho absorvente (meu companheiro de período desde os 12 anos) por um copinho de silicone que mudou a minha vida. Sem mais preocupações com vazamentos, também me senti muito melhor indo à praia com o copinho do que com o absorvente interno, isso sem mencionar que não gasto mais com absorventes mensalmente - o coletor menstrual não é descartável. Dura até 10 (!!!) anos porque você só precisa lavar e guardar até a próxima menstruação. Sim, migas. É incrível assim. Pra quem ainda tá achando muito esquisito, vamos aos fatos:


                                   Coletor                     x                     Absorvente

preço:    R$80 (a cada 10 anos em média)    x    R$48 (anualmente)
saúde:    o coletor é hipoalergênico, feito de silicone cirúrgico e até então não há nenhum caso de Síndrome do Choque Tóxico    x   absorventes externos e internos contém ingredientes químicos (fragrâncias e pesticidas que tratam o algodão, por exemplo) e absorvem, junto com a menstruação, até o que não precisa ser absorvido do nosso corpo
lixo:  cada uma de nós usa cerca de 4 coletores durante a vida   x   cada uma de nós usa cerca de 12 mil absorventes durante a vida (imagina quanto lixo?!)

Temos um vencedor?


Coletor menstrual, prazer!

É claro que há diferentes tipos de adaptação para cada uma de nós. Eu me apaixonei imediatamente, e me adaptei imediatamente também. Tenho uma relação próxima com meu corpo e, claro, isso facilita bastante na hora de usar o coletor menstrual. Precisamos tocá-lo, conhecê-lo, aceitá-lo (nesses dias e nos outros também)! Ele é colocado da seguinte forma:

Pinterest / artista desconhecido

Ao contrário do absorvente interno, que precisa ser introduzido no fundo do canal vaginal, o copinho deve ser colocado na entrada da vagina, o que pode causar certo desconforto durante o período de adaptação. É assim que ele fica posicionado:

Pinterest / artista desconhecido

São dois tamanhos disponíveis: para mulheres que não tiveram filhos, e outro para as que já tiveram (você não encontra em farmácias, apenas na internet) e a única restrição de uso é para quem ainda não teve relações sexuais, pois o hímen pode se romper na hora de introduzi-lo ou retirá-lo. É necessário esvaziar o copinho a cada 6 horas (ou até 12 horas) e para higienizar é só lavar com água e sabão, fervendo quando for usar novamente no mês seguinte. E como o sangue não entra em contato com o ar, o coletor também evita o mau odor, que pode ocorrer com o uso de absorventes externos.

CloudyThurstag

Seja lá qual for sua preferência para lidar com os fluidos da menstruação, é importante que lide com isso de forma positiva. Nossos corpos são livres, é natural e importante que menstruemos e, mais ainda, que estejamos de bem com nós mesmas em relação a isso. É tempo de nos libertarmos, nos conhecermos e nos tornarmos nossas melhores amigas! A natureza é maravilhosa e nós fazemos parte disso ;)


*preços pesquisados em julho de 2016
*informações retiradas dos sites http://drauziovarella.com.br/ ; http://www.gurl.com/


Por Leyda Torquato

2 comentários:

  1. Adorei a sugestão! Vou procurar! Parabéns pela matéria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se quiser dar uma olhada, na minha página tem um teste pra ajudar a escolher: www.vaidecopinho.com

      Excluir

Tecnologia do Blogger.