Nós por nós: 5 filmes dirigidos por mulheres pra assistir já!


Mais do que normal, é comum vermos mais homens que mulheres na indústria cinematográfica. E com isso eu quero dizer: mais homens produzindo, escrevendo, dirigindo, e até ganhando um cachê maior que o das mulheres pra atuar num papel de mesma visibilidade.

Segundo estudo conduzido pela New York Film Academy, apesar de mulheres serem responsáveis por comprar 50% dos ingressos de cinema nos Estados Unidos, existem 5 homens para cada mulher trabalhando no setor audiovisual. Vamos virar o jogo? Pra começar, podemos honrar os trabalhos femininos de um jeito bem prazeroso, na minha opinião: assistindo-os!

Selecionei cinco títulos: o brasileiro “Que horas ela volta?”, de Anna Muylaert; “Virgens Suicidas”, de Sofia Coppola, "Pariah", de Dee Reeds e “Monster: Desejo Assassino”, de Patty Jenkins, que são americanos; e “O Sonho de Wadjda”,  da cineasta da Arábia Saudita Haifaa al-Mansour. Quatro deles passam no Teste de Bechdel (funciona assim: se o filme tiver duas mulheres no elenco que conversem entre si e que o assunto não seja homem, ele passa no teste criado em homenagem à cartunista norte-americana Alison Bechdel), que mede o preconceito de gênero no cinema - o que é raro! Por isso, endosso o discurso de que vale a sessão ;)

“Que horas ela volta?”, de Anna Muylaert (2015)


“Virgens Suicidas”, de Sofia Coppola (1999)



“Monster: Desejo Assassino”, de Patty Jenkins (2003)



"Pariah", de Dee Reeds (2011)



“O Sonho de Wadjda”,  de Haifaa al-Mansour (2012)



GIRLPOWER!

Por Leyda Torquato

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.