Estreia de Animais Fantásticos e Onde Habitam


O Overdose Trend esteve na estreia de Animais Fantásticos e Onde Habitam, e contamos tudo que você precisa saber sobre a nova franquia do universo de Harry Potter. Não, não haverá spoilers, tudo divulgado e contextualizado aqui são fatos que já foram disponibilizados pela Warner Bros, J.K.Rowling, trailers, os sete livros de Harry Potter ou mesmo pelo Pottermore (site oficial da franquia Harry Potter).

Veja o trailer abaixo, caso você ainda não viu (ou queira rever de novo):


Como especulado Animais Fantásticos e Onde Habitam não se trata apenas de animais fugindo da maleta, logo no início o filme trás à tona o contexto histórico em que a estória se passa no mundo bruxo. Já confirmado pela Warner e J.K.Rowling é sabido que Johnny Depp foi escalado para dar vida a um vilão bastante conhecido pelos fãs de Harry Potter e que o personagem já faz uma ponta nesta película, que começa com inúmeras manchetes de jornais sobre a ascensão de Grindelwald.


Newt Scamander (Eddie Redmayne), nosso protagonista, desembarca na Nova Iorque de 1926, época em que contrabandear animais mágicos para a América é proibido e mais importante em que o bruxo das trevas Grindelwald está desaparecido e ao que tudo indica reunindo seguidores. J.K.Rowling é conhecida por contextualizar fatos históricos em suas estórias e em Animais Fantásticos não seria diferente, a trama insere também a caça-as-bruxas que se estendeu durante a década de 1920, por isso, mais que nunca o sigilo mágico é de crucial importância.

A pergunta que não quer calar, é claro, é: Newt Scamander é o herói da vez? Digo o seguinte: Eddie Redmayne ganhou o Oscar, daí você tira que ele é um ótimo ator. E, sim, ele está perfeito na pele do tímido magizoologista. Não, ele não é apresentado como herói, pelo menos, não no início. A ascensão de Newt como herói é lenta, não em um sentido ruim. Nosso protagonista é atrapalhado e azarado, o que nos garante bons risos, mas acima de tudo tímido, do tipo que não consegue olhar nos olhos das pessoas por muito tempo. É através do seu amor pelos animais, segundo ele seres incompreendidos, que ele aos poucos ascende como Herói.


Além de Newt devemos dar os devidos créditos aos seus companheiros de aventura: a ex-auror Tina Goldstein (Katherine Waterson) e sua irmã Queenie (Alison Sudol) que é por sinal uma excelente Legilimens – bruxos capazes de ler pensamentos, e claro, o não-maj – pessoas não mágicas ou Trouxas para os mais íntimos de Harry Potter, Jacob Kowalski (Dan Fogler). O quarteto não poderia ser o mais inesperado, todos completamente diferentes e com nada em comum, mas que pouco a pouco encontram a harmonia, e a química entre os personagens parece funcionar justamente por causa das peculiaridades de cada um. Dois outros personagens a ficar de olho é Credence Barebone e Percival Graves, os atores Ezra Miller e Colin Farrell dão um show de atuação e são os responsáveis pelo teor mais sombrio do filme.

Agora, se Animais Fantásticos e Onde Habitam não se trata de animais fugindo da maleta, do que se trata então? Apesar de Grindelwald ser apresentado como um vilão a se temer, nesta fase inicial da franquia ele é apenas um personagem secundário mencionado algumas vezes e com uma aparição importante no final. O grande vilão do primeiro filme é totalmente inesperado, desde o início temos vários indícios de quem seja o vilão e no final... não é quem esperamos. Somos surpreendidos e isto é incrível.


Nas artes gráficas posso dizer que o 3D é bem aproveitado, vale apena comprar um ingresso um pouco mais caro. Os animais mágicos são um espetáculo a parte, mas o momento em que o 3D se mostra valioso é sem dúvida o interior da maleta de Newt Scamander, com direito a animais e paisagens incríveis.

Para os fãs de Harry Potter a nova franquia não desaponta, além da trilha sonora bastante parecida que nos dá a sensação de nostalgia, o filme está carregado de easter-eggs como o cachecol de Newt da Lufa-Lufa, feitiços e menções a Hogwarts, Ilvermorny, e até personagens como Alvo Dumbledore. E sim, o símbolo da Warner no início do filme ainda é capaz de nos arrepiar. Se você é fã de Harry Potter você vai certamente amar Animais Fantásticos.

Por Laura Zacca (facebook - instagram - twitter)

Um comentário:

Tecnologia do Blogger.