Diário da Noiva: Como escolher a data do casamento?


Não vou mentir, achei que escolher as coisas do casamento era fácil e uma delícia. Tudo muito tranquilo e muito amor. Mas na verdade, tudo é muito difícil. Risos. Bem nem tudo. Um dos meus maiores impasses com o Leo e acredito que pode ser um dos problemas de vários casais é a escolha da data do casamento. Aliás, é um dia que vai marcar por anos e anos. Porque por exemplo, você pode não escolher a data que você vai se apaixonar por alguém, nem beijar, nem decidir se casar ou outra coisa. Você pode até planejar algumas coisas que podem dar certo ou dar errado. Porém, na data do casamento tudo tem que ser certo pois todas as outras escolhas dependerão disso.

Por causa dessa dificuldade que eu e o Leo passamos, decidi contar um pouco mais de fatores decisivos pra você ter em mente na hora de decidir essa data. Vamos começar por partes:

Dia da semana: você já se perguntou porque a maioria das pessoas se casam aos finais de semana? Bem, deve ser porque facilita muito a vida do casal quanto dos convidados. Principalmente se você for fazer festa. Porque por exemplo, eu quero casar no final da tarde mas aí eu não posso escolher casar numa terça-feira onde a maioria dos meus convidados nessa hora podem estar trabalhando ou na universidade e acredito que nenhum deles deixará os afazeres do dia-a-dia por causa do nosso casamento. Seria até injusto cobrar presença deles. No meu caso ainda se restringe mais a data, pois como sou adventista, os pastores não celebram casamentos no sábado e apenas de domingo a sexta meio-dia. Então nos limitaríamos aos domingos. Entretanto, casar no meio da semana pode sair mais barato do que nos finais de semana por causa da procura dos lugares. Por isso, pense bem nisso, veja os preços dos lugares e também converse com quem vai realizar sua cerimônia.

Mês do ano: Pelo menos aqui você tem 12 alternativas do que 31. Eu queria muito casar em dezembro, mas o Leo não gosta muito desse mês. Decidimos inicialmente fevereiro porque faríamos um ano de noivado e como queríamos viajar para a parte norte da Terra para pegar o resto do inverno e da neve, achávamos que o mês seria o ideal. Mas aí entra o fator que eu disse no tópico anterior: eu queria casar no final da tarde e fevereiro na minha cidade é um dos meses com mais índice de chuva por aqui. Então, eu ficaria sempre naquela dúvida se iria chover ou não. Porque vai que chove bem no horário que eu ia entrar e eu acabo tendo que casar a noite e não no pôr-do-sol. Aí ficamos naquela também de que por exemplo: março não dava pra casar pois a maioria dos nossos irmãos e pais completam ano nesse mês, aí ficaria difícil conciliar as datas. Daí pensamos em setembro do ano que vem, mas a gente não queria demorar tanto e também não tínhamos como casar já nesse ano. Julho também foi uma opção mas pra viajar na lua-de-mel ficaria mais caro porque todo o mundo está de férias. Até decidirmos o mês foi uma loucura. Por isso, a minha dica é que tenha em mente essas perguntas: 1) quero casar ao ar livre ou em local fechado? 2) para onde quero viajar na minha lua-de-mel e como vai estar o clima por lá? 3) é um mês que marcou os dois de alguma forma e que os dois estejam de acordo?

Data comemorativa: Ficou que nem eu e não conseguiu decidir nada? Então, lá vem a minha próxima dica. O Leo queria que a gente casasse no mês de maio e no dia em que comemorássemos os nossos 3 anos de relacionamento. Entretanto, a nossa data tão especial iria cair num sábado e nesse dia a gente não poderia realizar nosso casamento por motivos religiosos. Eu achava sem graça também a gente comemorar os 3 anos e só um dia depois casar. Aí depois de muito mimimi, eu falei: ok. Você escolheu o mês. Pois, vou escolher a data. Para mim era importante casar antes de completar os 3 anos e aí eu lembrei que muitos casais casam no feriado pela facilidade de conseguir passar mais dias na lua-de-mel e também por sempre que comemorarem as bodas de casamento conseguirem passar um tempo maior juntos nos anos seguintes por causa do feriado. Foi aí que fechamos a data no dia 1 de maio de 2019, em plena quarta-feira e sem restrições religiosas. Rs. Por isso, tenha em mente os futuros feriados como uma possibilidade de data também para escrever uma nova história.

Lua-de-mel/Recesso de fim de ano/Férias: Como já tinha dito, eu e o Leo queríamos ir pegar o fim do inverno na parte norte da Terra (América do Norte ou Europa) e aí ficamos com isso na mente, precisava ser em algum desses meses. Por isso, se você quer passar a sua lua-de-mel em algum lugar com alguma estação definida é bom sempre ter isso em mente. Por exemplo, se você quer ir pro Caribe, saiba que agosto e boa parte de setembro não é indicado por causa da temporada de furacões. Então, vale a pena dar uma boa pesquisada pra conseguir equilibrar as duas coisas. Outra dica também é aproveitar os meses de férias de vocês ou se a empresa dar aqueles dias a mais de recesso no final do ano pra vocês conseguirem aproveitar uma lua-de-mel tranquila, já que por lei brasileira o período de lua-de-mel é somente 3 dias a partir da data do casamento. Mas nada impede aquela boa conversa com o seu chefe, caso você tenha, pra aumentar ou trocar uma parte das férias pelo período do seu casamento.

E pelo amor de Deus, gente não faz que nem eu e seu Leonardo pra pedir que outras pessoas escolham por você ou jogar no aplicativo Sorteador. Risos. IGNOREM. Porque irei negar até a morte! Mas sério, quando vocês checarem todas essas coisas acima que listei (e que com certeza, deve ter mais), lembrem-se de que SEMPRE todas as decisões precisam ser de ambos e que SEJAM pelos dois e pros dois. Afinal, o casamento é feito por ambos. No final quando toda essa parte tiver resolvida nem vai parecer que você lidou com um bicho de sete-cabeças. Espero que esse post realmente tenha feito sentido e te ajude nessa decisão importantíssima na sua vida.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.