O que ponderar antes de uma rinoplastia?



A rinoplastia, cirurgia plástica do nariz, está entre os procedimentos mais realizados no Brasil. Por impactar a harmonia facial, o objetivo é sempre ter um nariz com tamanho e formato proporcionais e harmônicos com o restante da face, o que muitas vezes motiva a procura pelo procedimento.
Apesar de a rinoplastia ter se tornado um procedimento comum e cada vez mais procurado, ela é bastante complexa e exige experiência e avaliação do cirurgião plástico para garantir um resultado mais alinhado às expectativas do paciente. Veja a seguir o que ponderar antes de se submeter à técnica.

Preciso mesmo da rinoplastia?

Uma das primeiras ponderações que deve ser realizada pela pessoa interessada em fazer uma rinoplastia refere-se à necessidade do procedimento. Ele consiste em uma intervenção estética complexa que não deve ser realizada sem necessidade.
No entanto, apenas o próprio paciente saberá o quanto o formato do nariz representa um incômodo e, inclusive, afeta a autoestima e bem-estar. Dessa forma, a escolha é bastante pessoal e deve ser feita com base na própria vontade, sem a influência de terceiros.
Além disso, o cirurgião plástico também pode ajudar nessa decisão fazendo uma avaliação mais completa da situação e das possíveis mudanças na estrutura nasal.

Meu nariz vai ficar igual ao de uma celebridade?

Muitas pessoas procuram pela rinoplastia com a expectativa que o procedimento permita que o nariz fique igual ao de alguma celebridade, no entanto, não é assim que a técnica deve ser planejada.
O nariz deve ser harmônico com a face e estruturas faciais, de forma que apenas a avaliação do caso vai determinar qual o melhor formato de nariz, além de verificar as possibilidades de modificação considerando o formato inicial.
Um profissional sério nunca conduz uma rinoplastia com a expectativa de deixar o nariz parecido ao de outra pessoa e sim focando em proporcionar um melhor resultado para o paciente.

Quais os cuidados antes e depois da plástica?

Como qualquer cirurgia, a rinoplastia exige cuidados antes e depois da realização do procedimento por parte do paciente, como:
  • Realização de uma série de exames para verificar o quadro de saúde;
  • Interromper o consumo de álcool e tabaco;
  • Realizar jejum antes do procedimento e cuidar da alimentação depois;
  • Ficar de repouso nos dias seguintes ao procedimento.
Dessa forma, a realização da intervenção demanda diversos cuidados que devem ser ponderados previamente.

Como é o pós-operatório?

Em geral, o pós-operatório da rinoplastia não é dolorido, com o paciente recebendo alta no mesmo dia. No entanto, ele deve fazer repouso absoluto por uma semana enquanto o nariz estiver imobilizado para cicatrização.
A alimentação desse período deve ser pastosa para não exigir a mastigação e os exercícios físicos só podem ser retomados depois de três meses. Também é necessário evitar a exposição ao sol que pode causar sangramentos e deixar a região manchada.

Posso ter complicações?

Normalmente, a rinoplastia não apresenta complicações desde que seja realizado um pré-operatório correto e as alterações sejam compatíveis com as possibilidades do caso. Um pós-operatório adequado também evita que surjam problemas posteriormente.
O que pode ocorrer é uma dificuldade para respirar nos primeiros dias devido ao inchaço, no entanto, conforme a cicatrização ocorra o paciente deverá voltar a respirar normalmente.

Qual o resultado da rinoplastia?

O resultado da rinoplastia é influenciado pela extensão das mudanças, pelo pós-operatório adequado e pelas particularidades do paciente. Em geral, o resultado pode ser observado cerca de dois meses depois da técnica que é quando o inchaço é consideravelmente menor.
Ainda assim, essa cirurgia tem uma cicatrização lenta, de forma que o resultado final pode ser visto cerca de um ano depois. A rinoplastia deve ser avaliada e conduzida por um cirurgião plástico de confiança, visando um resultado mais satisfatório.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.