Diário de Viagem: Brasília - Dia 3

Brasília - 5 de novembro de 2018

O meu terceiro dia de Brasília fui pra começar a cumprir o meu real propósito que era turistar. Brincadeira. Fui começar a dar entrada na parte presencial de tirar o visto americano. Como o Leo estava no Gama, marcamos essa primeira parte para a tarde e durante a manhã fiquei apenas brincando com a cachorrinha da minha amiga, a Chanel, já que não tinha ninguém em casa e estava esperando todo mundo chegar para almoçarmos. O Leo chegou praticamente junto com o pessoal e fomos todos almoçar em um restaurante lá perto. Em seguida, Girlene e Kathleen nos deixaram uma hora antes da nossa hora marcada no Edifício Venancio 2000 - local onde ficava o CASV Brasília - e aproveitamos esse tempinho antes para explorarmos o prédio comercial que tinha algumas lojas e muitas lanchonetes.

Esperando o pessoal!

Para quem não sabe, há alguns anos, a embaixada americana dividiu em mais etapas a forma como você faz a aplicação do visto americano. A primeira vez que eu fui tirar, você preenchia o formulário no site deles e depois agendava um dia pra você coletar biometria, entregar seus documentos e dados e fazer a entrevista. Porém, agora você preenche o formulário e agenda a coleta da biometria e tira a foto do visto num local e faz a entrevista em outro. Isso pode levar dois dias. Em alguns locais, dá pra você fazer a coleta na parte da manhã e a entrevista na parte da tarde. Nós optamos em fazer em dias diferentes. Lembrando que a coleta precisa sempre ser feita antes da entrevista.

Acho que o  nosso processo estava marcado pra 14:15, porém como já tínhamos rodado tudo chegamos as 14h no CASV e como não tinha ninguém poderíamos entrar. Entretanto, como eu tinha levado a câmera para fotografar o look e os locais que íamos, tivemos que revezar porque era proibido entrar com ela. Com o celular é permitido, entretanto, ele precisa ficar desligado durante todo o tempo que você permanecer no local. Eu acabei entrando primeiro, entreguei o comprovante do meu formulário DS 160 - que era o visto que eu iria aplicar -, passei pela segurança e aguardei me chamarem.

O processo inteiro foi muito rápido, coletaram a minha biometria e tiraram a minha foto. Acabei nem vendo a minha foto e fiquei super ansiosa pra caso fosse aprovado, ver o resultado. Acho que não demorou nem 5 minutos e saí para o Leo poder fazer o mesmo processo. Quando Leo terminou, saímos em direção a Esplanada dos Ministérios a pé pois como era pertinho queríamos passar pelos pontos turísticos.

O meu primeiro desapontamento e único daquele dia foi que eu estava louca para ir na Torre da TV e eles estavam em reforma. Mentira, o Museu Nacional de Brasília também estava fechado mas como eu já tinha conhecido ele e entrado, não fiquei tão chateada. Por isso acabamos entrando apenas na Biblioteca Nacional de Brasília, onde estava finalizando uma exposição chamada "2° Semana Árabe" e visitamos também a Catedral Metropolitana de Brasília. Todos esses lugares a entrada era gratuita.

Logo em seguida fomos a Praça dos Três Poderes e andando por lá descobrimos que o Congresso Nacional era aberto ao público e tinha como dar uma volta pela câmara dos deputados e dos senadores. Foi uma experiência incrível! Para visitar precisava fazer um cadastro e aguardar o horário em que o próximo grupo poderia fazer o tour. Pegamos o último grupo e a visita durava cerca de 1h. O guia além de nos fazer refletir, mostrava cada detalhe que ia desde a escolha da mobília quanto os segredos do lugar.

Como já eram quase 19h quando saímos, acabamos não indo mais pra nenhum lugar depois e fomos descansar pois no outro dia tínhamos que acordar bem cedinho para encararmos a entrevista do visto americano e a volta pra casa.